segunda-feira, 14 de maio de 2007

Rucula e Tomate Seco

Era só pra cortar um pedaço de pizza, mas eis que a espátula escapou, a travessa escorregou e naquela fração de segundos que a razão não é capaz de registrar, tinha uma pizza inteira, de cara pra baixo, em cima da minha bolsa; que até então jazia esquecida na cadeira ao lado. E estava aberta. Um pouco aberta... Aquela fresta estratégica que apenas facilita colocar a mão e retirar qualquer coisa do seu interior, só pelo tato. Via de regra isto é tão confortável!

Naquele momento não foi. Caí na gargalhada; era comigo, mas era engraçado. Uma pizza inteira em cima de uma bolsa de tecido cor de marfim.

Não sabia se colocava a mão ou se deixava o garçom se virar. Por um momento imaginei que todo o recheio poderia estar bem grudado na massa e que nada cairia dentro. Delicadamente a vilã foi retirada de cima. Estiquei os olhos pra ver bem lá no fundo dela... Outra gargalhada. Além da grotesca mancha de azeite e molho de tomate sobre o delicado marfim , havia predominantemente 2 ingredientes no seu interior. Tomates secos e rúculas. Não eram folhas, mas infindáveis tiras finas e curtas da aromática hortaliça. Tomei a bolsa no colo para avaliar melhor os danos. Não sei por que ria tanto diante de tão patético cenário: Uma bolsa de tecido quando se acomoda em uma cadeira se esparrama toda, e ao mesmo tempo que permite uma visão panorâmica de seu conteúdo, também a expõe a riscos panorâmicos. Tirar os 3 tomates secos foi fácil, e o garçom rapidamente o fez com um pegador de gelo. As rúculas, no entanto,se distribuíram panoramicamente. Tirá-las da carteira, celular estojo de óculos e estas coisas de grande porte, não foi tão complicado assim. Mas uma bolsa de mulher... tem muito mais do que isto. Tem piranha de cabelo, cartela de remédio, cartões de visita, notinha de supermercado, moedas... quantas, chaves... várias, cupon de desconto, convite do SPA; e o cartão do estacionamento – será que a máquina vai ler o código de barras com azeite?

Então as dezenas de tirinhas de rúcula foram sendo cuidadosamente removidas uma a uma de cada insólito pertence desta bolsa tão feminina. Depois da terceira miudeza a ser limpa comecei a me irritar, mas parece que o garçom não percebeu, e apareceu com um spray de talco contra cada mancha da bolsa, e o que quer que estivesse por trás dela: no momento, eu. A blusa preta e a calça Jeans também ficaram brancas do tal do talco.

Estava preste a ter um ataque histérico, quando apareceu a senhora do bom senso por tras do cracha "Rosely" com a divina providencia: Isto não vai funcionar. Vamos mandar pra lavanderia!

Ufa, respirei fundo e contei até 10.

Pertences pro saco, bolsa pra lavanderia. Enquanto lavava as mãos e me desembranquiçava , outra pizza já estava na mesa.

Quantas centenas de finas tiras de Rúcula havia naquele apetitoso pedaço de pizza brilhando de azeita sobre a louça branca do meu prato?

Melhor comer do que contar! Afinal, a pizza ficou por conta da casa, e a bolsa acabou de chegar da lavanderia.

5 comentários:

Aschuartz disse...

isso q eu chamo de desperdicio !!!!

eu passanodo fome .... a pizza sobrando ate para bolsa !

mas sera q bolsa come ?..... entao manda o resto p mim !


zuzu

decifrandoobicho disse...

voce inventou novo sabor da pizza com essa descrição maravilhosa. da vontade de comer a bolsa junto, será que embrulha o estomago? voce esta se revelando uma excepcional blogueira, cheia de riqueza na sua interpretação, estou criando o meu blog que chama decifrando o bicho beijos
Daniel

Mauricio Schuartz disse...

Hmmm... E me diz como eh que eu descobri que era uma Rascal 2? ou sera que era Rascal 3? Que saudades! a deescricao ta primordiosa! adorei! E rucula com tomate seco na pizza da saudades de casa! alias, saudades de pizza q nao seja so queijo e zatrar!
bjs
mau

Anônimo disse...

Você é muito engraçada e a história me lembrou a cena do filme do Mr. Bean em que ele mesmo, num restaurante em Paris, joga as nojentas ostras na bolsa da mulher da mesa ao lado pra se livrar. E, de repente, o celular dela toca... dentro da bolsa ...

Beijos
Karina

BAT MITZVA RACHEL disse...

A Rachel adorou esta historia de pizza na bolsa. Ela adora uma porcaria. Voce sabe, não é?