segunda-feira, 7 de maio de 2007

A VIRADA CULTURAL

Realmente a cultura virou. Virou de publico, de classe e de propósito.
Não importa se a idéia é original ou cópia, importa que 3 milhões e meio de pessoas estavam na rua.
Fui neste final de semana me deleitar com a febre de arte e cultura que invadiu o centro de São Paulo. A retirada dos anúncios e luminosos espalhafatosos deixou um gostinho saudoso da infância, quando passeava de mãos dadas com a mamãe pelo centro velho. Diria que agora basta uma boa mão de tinta e o centro vai ficar lindo... de dois metros pra cima. De dois metros pra baixo vai precisar embelezar as pessoas. Por que a pobreza é feia e suja. E quem quer uma cidade limpa e bonita, vai ter que embelezar os humanos de plantão.
Mas este é apenas o palco em que acontece a virada cultural. A molecada se divertiu, mas não faltou atração pros 40 and up. O Stagium dançou Chico Buarque, tinha Erasmo Carlos pra velha guarda, João Bosco (sem Aldir Blanc), Ed Motta, Jards Macalé e até ressuscitaram o divertido Premeditando o Breque... Nunca ouviu falar???? Então vc é 40 and down!
Aquele povo se amontoando na Pça da Sé, no vale do Anhangabaú, tinha um gostinho anos 80, de encontro anual da SBPC, ou dos comícios pro Diretas Já. Muita coisa mudou de lá pra cá, e talvez ninguém achava muita graça no Preme em 1982 por que naquela época tinha um grito parado na garganta e a graça era ser sério e contestador. Contestador como era “o que será que será” do Chico Buarque. Confesso que deu um nó no peito ver a galera apinhada no vale do Anhangabaú, assistindo ao Stagium dançando o que será que será e cantando livre leve e solto “... o que não tem governo nem nunca terá, o que não tem juízo...” e uma faixa acima do palco vigorosamente iluminada exibindo em letras garrafais “ SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA”. Quem fez a historia da democracia que se deleite... mas não pense que é tudo de bom. A PM perdeu a compostura e desceu o cassete nos irracionais... dizem que foi só bomba de efeito moral, mas podíamos dormir sem essa. No geral valeu a festa!

3 comentários:

decifrandoobicho disse...

seu comentário está bem situado, bem colocado, revela o que pudemos vislumbrar na virada cultural. Parabéns pela clareza de exposição, continue escrevendo está divertido
Daniel

Anônimo disse...

.... como vc disse , muito mudou ...... mas nem tanto, o exercito ( de antes) , ou melhor a PM (de hoje), continua, irracional, vai ano vem ano , e isso continua brasil, tudo lindo, tudo festa, mas ninguem pensa, e dalhe porrada!

'e assim mesmo :
- mulher de malandro, nao conhece?
ele nao sabe pq bate , mas ela sabe pq apanha !



beijos

THE FILHO ( qual sera ? ..... o M ou A ? )))) rarara

Anônimo disse...

Que bom que você curtiu! Pretendo no ano que vem. Ando apaixonada pelo Centro e concordo com os defeitos mencionados! Fora os city tours que faço com turistas em São Paulo a trabalho, tem um de quinta à noite a partir da escadaria do Teatro Municipal, às 19 horas. Vamos um dia? É uma caminhada noturna pelo Centro, vai até as 22h. Excelente!